Pós-vendas em planos de saúde: como um sistema de CRM ajuda na retenção de clientes

pós-vendas em planos de saúde

Vender mais é importante, mas vender a longo prazo também é essencial! Como a sua operadora de planos de saúde faz a retenção de clientes? Descubra como o Smark Saúde ajuda a sua equipe no pós-vendas.

Após uma longa e complexa negociação, você conseguiu fechar negócio. Sucesso! Para quem trabalha na área comercial, aumentar as vendas é importante. Mas realizar um pós-venda eficiente para manter o cliente a longo prazo também é essencial.

Mas quais são os próximos passos? E como alcançar uma gestão de pós-vendas eficiente e organizada para manter a satisfação do cliente que você acabou de conquistar?

Um sistema de CRM com foco em retenção para o segmento de planos de saúde pode ser a resposta! 

Pós-vendas em planos de saúde: como um CRM pode ajudar?

Cada vez mais empresas de segmentos diversos têm investido na tecnologia para otimizar seus negócios, seja para tornar suas equipes mais produtivas, organizar informações ou agilizar processos.

A área da saúde não é diferente! Operadoras de planos de saúde, como as regionais da Unimed, por exemplo, já aderiram a sistemas de CRM no seu dia a dia.

Um dos principais motivos para essa mudança é a possibilidade de armazenamento e organização de informações em um único software de fácil acesso.

Tudo em um só lugar

Uma das coisas mais importantes de se levar em consideração na hora de escolher a solução mais adequada para a sua empresa é certificar-se de que o CRM vai proporcionar um histórico completo de relacionamento com o cliente.

Esse é o caso do Smark Saúde, que armazena todo o histórico de relacionamento com o seu cliente desde quando ele era um prospect. Isso significa que o sistema guarda dados preciosos sobre todo o processo de negociação com este cliente e quais fatores o fizeram tomar a decisão de fechar o negócio.

Não subestime a importância de um histórico de relacionamento com o cliente completo e de fácil acesso! Caso contrário, você não saberá o ticket médio de seu cliente e nem sequer qual serviço ele contratou.

Mas, mais do que possuir as informações, também é preciso que elas estejam armazenadas de forma organizada em um só lugar. Afinal, você não quer o seu time perdendo tempo procurando por dados em centenas de agendas e planilhas, certos?

Além disso, esses métodos mais tradicionais de armazenamento de dados, podem incorrer na perda dessas informações por problemas de segurança ou pela saída de um colaborador da sua empresa. O mesmo ocorre, até mesmo, com tecnologias mais recentes, como o WhatsApp.

Sabe aquele seu vendedor que tem todas as informações de um cliente guardadas em uma conversa privada no aplicativo? O que acontece com esses dados quando ele não estiver mais no seu time ou quando estiver de férias?

Ou seja, investir em um CRM é uma grande oportunidade para melhorar seus negócios e estruturar o seu pós-venda. 

Leia também: como o CRM ajuda a acompanhar clientes e leads em cada etapa do funil de vendas

Gestão de equipes para um pós-vendas mais eficiente

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados na hora de prospectar clientes e vender planos de saúde. No entanto, sua utilidade não termina por aí. 

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento da sua equipe. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e com um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.

Assim, caso algum vendedor esteja entregando resultados abaixo do esperado, o gestor pode facilmente identificar o problema e ajudar a resolvê-lo.

Veja de que formas Smark Saúde ajuda com a gestão de equipes:

  • Gestão integrada;
  • Acompanhamento da equipe;
  • Monitoramento da Taxa de Conversão;
  • Gestão de fluxo operacional;
  • Decisões baseadas em dados.

Conheça 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia!

Por que o CRM é ideal para pós-vendas na área da saúde?

O Smark Saúde é a ferramenta que faltava na sua empresa para otimizar o dia a dia da sua equipe e ajudar seu gerente a ter mais insights estratégicos. E, claro, para estruturar o funil de vendas da sua operação em saúde.

A solução é completa: reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Além disso, a plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus consumidores.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark Saúde, torna-se mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa, como aplicações de marketing, por exemplo.

Smark Saúde na mídia

O sistema de CRM especializado na área da também virou notícia. Confira:

Agora, é a sua vez!

O seu CRM não funciona de forma integrada com os demais sistemas usados na sua empresa? Sua equipe tem dificuldades para usá-lo no dia a dia?

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Como a sua empresa trabalha o pós-vendas em planos de saúde?

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