Marketing para planos de saúde: por que é importante integrar suas automações ao CRM?

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Marketing para planos de saúde

Fique por dentro de 5 motivos para integrar suas plataformas de automação de marketing para planos de saúde ao software de CRM. 

No dinâmico universo de vendas de planos de saúde, onde a competição é acirrada e a demanda por excelência no atendimento é constante, a estratégia de marketing para planos de saúde desempenha um papel vital. 

Porém, o verdadeiro diferencial de uma operadora de saúde não reside apenas na captação de leads ou na implementação de campanhas arrojadas; mas na capacidade de unir forças para otimizar os processos entre as equipes de marketing e vendas.

É aqui que entra a fusão entre a automação de marketing para planos de saúde e CRM, uma sinergia essencial para o sucesso de qualquer estratégia de vendas de planos de saúde. 

Contar com a integração dessas ferramentas não é apenas uma iniciativa inteligente, mas uma necessidade para otimizar processos, aprimorar as rotinas das equipes de marketing e vendas, e por fim, aumentar os resultados em conversões mês após mês.

Neste artigo, falaremos sobre 5 motivos para investir na integração visando um marketing para planos de saúde assertivo, e ainda apresentaremos o Smark Saúde, um moderno software de CRM especializado para o setor. 

Vamos juntos nessa jornada rumo à excelência no marketing para planos de saúde?

Acompanhe! ⬇️

Automação de Marketing e CRM são a mesma coisa? 

Marketing para planos de saúdeEmbora muitos acreditem que sim, a automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) representam coisas distintas, embora complementares, no espectro dos processos de relacionamento com o cliente. 

A automação de marketing para planos de saúde tem relação focada, e às vezes exclusiva com processos de marketing, como o envio de e-mails personalizados, agendamento de publicações em redes sociais e segmentação de público-alvo para campanhas de anúncios. 

Por outro lado, o CRM é uma plataforma projetada para gerenciar relacionamentos e interações com clientes atuais e potenciais, armazenando informações valiosas sobre eles, como histórico de compras, interações anteriores e preferências. 

Enquanto a automação de marketing para planos de saúde se concentra nas táticas para nutrir leads e conduzir estes pelo funil de vendas, o CRM busca centralizar e organizar dados para melhor compreender e atender às necessidades individuais dos clientes. 

Juntos, eles são imbatíveis. 🚀

Por que integrar a Automação de Marketing para planos de saúde com o CRM?

Integrar a automação de marketing para planos de saúde com o CRM é um passo crucial para empresas que buscam otimizar seus processos, alinhar estratégias de marketing e vendas e, principalmente, aprimorar a experiência do cliente. 

Essa abordagem integrada não só aumenta a eficácia das campanhas de marketing para planos de saúde, mas também capacita as equipes de vendas com informações valiosas para fechar negócios de maneira mais estratégica e assertiva. 

De acordo com uma pesquisa do Aberdeen Group:

  • Marketing para planos de saúde73% das empresas Best-in-Class (melhores da categoria) integram seus resultados de campanha de marketing com CRM ou automação da força de vendas;
  • 65% dessas mesmas companhias são capazes de medir a taxa de fechamento de leads gerados pelo marketing;
  • 64% têm uma plataforma de automação de marketing integrada ao sistema CRM, permitindo métricas de pipeline e receita para marketing.

 

Leia também: Pós-vendas em planos de saúde: como um CRM pode fazer a diferença?

5 Motivos para integrar a Automação de Marketing com o CRM

A integração entre a automação de marketing para planos de saúde e o CRM é um divisor de águas para empresas que buscam aprimorar seus processos, impulsionar vendas e aperfeiçoar a experiência do cliente. 

Agora, vamos explorar alguns dos motivos que se destacam entre os benefícios obtidos ao adotar essa estratégia: 

 

  1. Melhor gerenciamento de informações:

 

Isso permite uma comunicação fluida entre as equipes, consolidando informações valiosas sobre leads e clientes em uma única plataforma e permitindo que todos os departamentos acessem informações atualizadas sobre as interações dos clientes, histórico de compras e preferências. 

Essa transparência facilita a criação de estratégias mais precisas e personalizadas, garantindo uma abordagem consistente em todas as etapas do ciclo de vendas.

 

  1. Proporciona uma análise inteligente de dados:

 

Ao combinar dados do funil de vendas, comportamento do cliente e resultados de campanhas, é possível realizar análises preditivas e identificar padrões de comportamento. 

Essa inteligência de dados possibilita a segmentação mais precisa do público-alvo, personalização de conteúdo e ações estratégicas orientadas por dados concretos, resultando em tomadas de decisão mais informadas e eficazes.

 

  1. Cooperação entre as equipes de marketing e vendas:

 

Compartilhando informações e metas comuns, ambas as equipes podem alinhar suas estratégias de maneira mais eficiente. 

O alinhamento dessas equipes permite uma transição mais suave dos leads qualificados do marketing para planos de saúde, garantindo um acompanhamento mais eficaz e oportuno, aumentando a taxa de conversão e minimizando a perda de oportunidades.

 

  1. Maior eficiência e produtividade:

 

Ao eliminar tarefas manuais e repetitivas, a integração entre automação de marketing para planos de saúde e CRM automatiza processos, liberando tempo para as equipes se concentrarem em atividades mais estratégicas. 

Isso resulta em uma maior eficiência operacional, redução de erros e aumento da produtividade. Além disso, a automação de tarefas rotineiras permite que as equipes se concentrem em iniciativas mais criativas e direcionadas ao cliente.

 

  1. Aumento nas vendas:

 

Um dos resultados mais tangíveis da integração entre automação de marketing para planos de saúde e CRM é o aumento nas vendas. 

Ao oferecer uma visão mais completa dos clientes, permitindo uma abordagem mais personalizada e oportuna, as equipes de vendas podem nutrir leads de forma mais eficaz, melhorar o relacionamento com os clientes existentes e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Com o Smark Saúde, tudo isso fica fácil! 

Você pode integrar o Smark Saúde com outros softwares de marketing e captação de leads, como RD Station, Connect Smart Data, Catacliente, e outros. 

Tudo isso de maneira automática e nativa.

Conheça a Smark Saúde 

Da venda ao pós-venda, a Smark Saúde estrutura todo o processo comercial das operadoras e automatiza a rotina dos gestores e vendedores. A plataforma traz as melhores automações e práticas do mercado de saúde suplementar para que sua empresa ganhe escala e previsibilidade nas vendas.

A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Logo, a tecnologia reúne e integra dados e informações de seus clientes em um só lugar. 

O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter sua equipe atualizada com histórico e preferência de compras de seus consumidores. 

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com a plataforma, torna-se mais fácil: 

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes; 
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor; 
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e 
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.

Ainda, com o Smark Saúde, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda; 
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. Ou seja, a implementação e a adaptação da sua equipe se tornam mais simples e rápidas, atingindo a eficiência em tempo hábil.

Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a Asten e a DocuSign.

Agora, é a sua vez!

Precisando de um software moderno de CRM? 

Smark Saúde é a solução completa, feita especialmente para a gestão de vendas e pós-vendas de operadoras de saúde, e com ainda mais integração e tecnologia!

Teste grátis e conheça agora mesmo o CRM que irá facilitar a rotina do seu time comercial e alavancar as vendas de planos de saúde.

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